segunda-feira, 25 de abril de 2011

Cem Poetas e suas Poesias.

PARA QUEM NÃO CONSEGUIU ABRIR O PDF.
Esta idéia de publicar livros em PDF surgiu da dificuldade natural cíclica em nosso país: O preço do livro é alto porque vende pouco; e vende pouco porque é caro.
Hoje, em plena era virtual, onde nós podemos nos comunicar instantaneamente com qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo (saudades dos Correios e Telégrafos), e, ler ou escrever livros através da Internet (praticamente de graça), publicar um livro em papel tornou-se uma atitude quase excêntrica; para nós, pequenos.
Então... Hoje, a maioria de nossos colegas poetas e os que nos lêem estão na grande teia; MSN, Facebook, Twitter, Orkut; no mínimo, um e-mail. Todos podendo receber e transmitir arquivos em PDF, que só custam o trabalho de montar.
Aí... Divulgar um livro com poemas de muitos poetas, de vários lugares reais, por um meio virtual, com custo próximo de zero, pareceu ser uma idéia muito promissora.
Já pensou? Poderemos compartilhar nossos poemas com muitos outros “amiguinhos” da rede, simplesmente com o “Copy-Cola”. Isso não é legal? Presentear nossos amigos (e até nossos desafetos), Mostrar para o mundo que somos poetas que tem trabalho; bom trabalho.
A “armação” do projeto seria reunir cem poetas e seus poemas em um livro virtual para distribuição gratuita aos amigos. A grande vontade seria apresentar um “Dreambook”, aquele programa que mostra o texto no desenho de um livro, que muda as páginas com um clic. Mas... Ainda não localizamos o produtor do programa. Quem sabe, se alguém descobrir, poderá nos indicar. Talvez no próximo Cem Poetas...
Claro que esta é uma idéia altruísta, porque não poderemos ganhar dinheiro com ela (grande sonho dos literatos). Mas a maior utopia do poeta é justamente ter o maior número possível de leitores. Isso nós poderemos conseguir com a divulgação de nossos poemas através da Grande Teia.
Se enviarmos nosso livro em PDF para nossos contatos disponibilizando para que eles enviem para seus amigos, teremos uma grande porção de leitores de nossos trabalhos. Isso não é muito bom?
Ainda contando que teremos conhecimento de várias tendências poéticas, com poetas de muitos lugares distantes.
CEM POETAS, além de ser um título provisório, não precisa parar aí. Podemos fazer volumes I, II...
Este projeto ainda está em construção. Temos a idéia inicial e vamos contar com a participação de todos; com novas idéias para acrescentar ou retirar alguns itens, sugestões de título, de formas, fotos para a capa ou qualquer opinião que melhore a apresentação do “livro”.
O CEA se disponibilizará para a montagem, sem ônus para ninguém.
E aí, por onde vamos começar?

Nenhum comentário: